segunda-feira, maio 09, 2005


Beyond here, there be no football

O nosso Diego (gosto deste hábito antigo – penso que beirão – de usar o possessivo quando nos referimos a alguém da famiglia… e no GF somos cinco "irmões" dentro do campo, como diria um jogador do tempo em que os mesmos ainda não sabiam falar à mesa, que agora já são todos muito letrados, usando na perfeição o garfo de sobremesa) tem as contas todas feitinhas e prova, por empate mais derrota, a quem o quiser ouvir, como o nosso fêquêpê (este possessivo já não é da família, é apenas meu e do assanhado optimista) ainda vai ganhar a superliga. Mas não aprendeu a importar tabelas do Excel para o blog (leia-se aqui uma tosse irritante) e, só por isso, mantém-se mudo.

O nosso Filipe (que, acaso escrevesse, muitos identificariam como heterónimo de Mourinho, tal a sua capacidade táctica) recusa-se a elaborar sobre o tema para não azarar o frágil equilíbrio da esperança vermelhusca. Pelo menos, é essa a desculpa que ele dá, e eu, claro, acredito: os catedráticos lampiões são uma espécie não só extremamente rara como muito supersticiosa. Já o nosso JoãoG não está de esperanças. Ponto. Não vai arriscar assim um capital precioso… o que, aliás, até me parece a atitude mais sensata para um benfiquista com módico instinto de preservação.

A nossa Francisca é agnóstica e tem alguma dificuldade em distinguir uma bola de futebol de uma bola de Berlim. Ou de um berlinde. Em consequência, as suas opiniões sobre futebol são um pedacinho falíveis, a não ser que se trate da selecção nacional, caso em que imediatamente sugerirá que se tome Olivença pela força. Por mim, ando algo snob e só discuto a Premiership. Até ao dia em que as previsões do Diego se verificarem, obviamente.

E como não temos cá lagartos, escorpiões ou outras vítimas do sistema, também não podemos fazer uma daquelas declarações "garganeiras" tão comuns aos adeptos de equipas secundárias que vêem um leãozito ao fundo do túnel, pelo que só me resta informar que o GF não está em condições de abordar o mais pertinente tema nacional.